
eCanter. Ready to deliver. Better urban living
As cidades desenvolvem-se rapidamente e, com a concentração de população e dos seus veículos, tornam-se alvos que têm de enfrentar diferentes desafios, como a redução da poluição sonora ou das emissões de gases de escape. Contudo, os veículos comerciais são e continuarão a ser um componente imprescindível da sociedade e a distribuição de mercadorias nos centros urbanos irá subsistir. Se não podemos alterar este facto, face às crescentes exigências ambientais podemos alterar a sua propulsão: é neste contexto que surge a E-FUSO, cuja história é dedicada à importância de tecnologias inovadoras, que fazem avançar o transporte inteligente do futuro para a distribuição no centro das cidades. Estamos prontos a entregar uma vida melhor na cidade, segundo o mote "Ready to deliver, better urban living"
A produção em série da terceira geração do primeiro camião elétrico a nível mundial, a eCanter, chega à estrada, porque as emissões de gases de escape e de ruídos têm de diminuir. Mas a eCanter não poupa apenas o meio ambiente, também representa uma alternativa economicamente atrativa. Comparativamente a uma Canter convencional, pode contar com menos 30 % de custos com a manutenção e poupanças de combustível de cerca de 1.000 Euros aos 10.000 km (dependendo do preço da eletricidade e do gasóleo), amortizando assim os custos suplementares da aquisição logo após cerca de 3 anos.
As vantagens
O que faz da eCanter o seu veículo:
- Primeiro camião ligeiro elétrico com modo de condução exclusivamente elétrico
- 100% isento de emissões e quase silencioso
- Potente motor elétrico com 115kW (156CV) e binário máx. de 390 Nm
- O binário máximo do motor elétrico está disponível logo no arranque
- 7,49 t de peso total
- Capacidade de carga do chassi até 4,3 t
- Autonomia superior a 100 km com carga útil máxima
- Poupanças de combustível de 1000 € aos 10.000 km*
- Cerca de 7 horas de tempo de carregamento, carregamento rápido possível numa hora
- Os componentes da bateria são resistentes ao teste de colisão
- Livre circulação nos centros das cidades e em zonas sensíveis em termos ambientais
- Condução fácil e manobrabilidade particularmente elevada
- Menos 30 % de custos de manutenção
- * Dependendo dos preços locais do gasóleo e da eletricidade.

O motor elétrico
A eCanter convence com uma cadeia cinemática otimizada com um motor elétrico de 115 kW e um binário de 390 Nm. Esta cadeia encontra-se acoplada a uma caixa redutora, que transmite a força exclusivamente às rodas traseiras através do veio primário e do eixo traseiro. Assim, o binário pleno está disponível logo desde o arranque.
As baterias
Os módulos de baterias da última geração consistem em 100 iões de lítio, que dispõem de uma tensão máxima de 420 Volts e 13,8 kWh de capacidade. O conceito modular da bateria, com seis baterias individuais, é produzido com os mais modernos métodos de fabrico, atingindo uma capacidade máxima de 82,8 kWh. A unidade de carregamento da eCanter permite tanto o carregamento com corrente alternada, como com corrente contínua, através de uma interface CCS tipo 2 (conforme UE), o que permite um carregamento rápido a 80% da capacidade numa hora (corrente contínua) ou em sete horas (corrente alternada).
A recuperação
Na recuperação de energia (regeneração de energia), a energia da travagem é utilizada para carregar as baterias durante a condução, aumentando a sua autonomia e minimizando as pausas para carregamento.
